Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

21 de novembro de 2009

Datas comemorativas - NATAL


O enfoque é para o Natal...

Áreas: Língua Portuguesa, Artes e Música

Participantes: Alunos já alfabetizados

Objetivos:


• Compreender a importância do verdadeiro sentido do Natal - O nascimento de Jesus para a humanidade - através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo a solidariedade e amor ao próximo.

• Incentivar o aluno a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a convivência familiar e com o próximo.

Sugestão de Atividade 1:

Incentivar os alunos para a construção de um presépio onde eles mesmos façam (em argila, ou recorte e colagem) as figuras típicas — Maria, José e o Menino, a manjedoura, o anjo e a estrela, o boi e o burro, os carneirinhos, os três reis magos.
Devem também produzir sua própria figura, isto é, eles serão um dos personagens do presépio, indo visitar o Menino-Deus, levando uma mensagem; agradecendo alguma coisa do ano que passou ou solicitando algo para o ano que virá. Agradecerá por suas aprendizagens e processos, por suas médias, por seus professores e colegas, pelas festas da escola, os campeonatos etc., ou pedirá por sua aprendizagem etc.,etc., mas de forma detalhada, tendo assim oportunidade de rever seu desempenho e suas relações humanas durante o ano que passou, ou de organizar planos para o ano seguinte. O professor, ao ler o trabalho, conhecerá muito mais sobre seu aluno, seu auto-conceito, seus anseios e medos, suas emoções.
As composições ficarão numa cestinha, aos pés do presépio, ao alcance de quantos queiram lê-las.

Sugestão de Atividade 2:

Numa 1a aula o professor deve apresentar à classe algumas canções natalinas para audição seguida de comentários e interpretação. Na 2a aula propõe aos alunos que se agrupem aos pares para compor uma canção, letra e melodia. Obtidos os textos o professor deve xerocá-los e distribuir a todos para que na 3a aula os alunos possam acompanhar os colegas, quando dois a dois, eles apresentarem suas canções. A melhor canção, escolhida pela própria turma, poderá receber um prêmio. É interessante montar um livro com todas as canções e se possível gravar 1 CD ou fita cassete com as melodias.

Sugestão de Atividade 3:

Recolher alimentos, roupas e brinquedos para ceder aos mais necessitados, fazendo assim um Natal solidário. É importante que os alunos sejam estimulados a escreverem cartas às pessoas que se encontram sós, que sofrem tribulações. Por exemplo, os presidiários de uma certa casa de detenção, os velhos de um asilo, as crianças de um orfanato etc. As mensagens falarão de fé, esperança, e quem sabe, levarão promessas de apoio e ajuda.

DICAS DE ENFEITES:



ENFEITE- bota- colagem de retalhos de papel laminado e alinhavo


CARTÕES


ENFEITES OU LEMBRANCINHAS FEITOS EM EVA


Bonecos de neve que viram porta retrato!!!
Basta fazer os bonecos e na barriga cortar um círculo onde a foto ficará.
O contorno dos bonecos deve ser cortado duas vezes para que a parte de trás fique fechada e bem acabada!


Este Papai Noel é muito fofo e fica lindo para decorar nossas Árvores de Natal...
Olhando este modelo dá pra fazer muitos outros com enfeites diferentes.
Para pendurar,use a fita de tecido.


Lindo Boneco de Neve para decorar a maçaneta da sala de aula!!!


Ursinho todo em EVA com detalhes pintados.A novidade é o EVA Plush que dá um efeito lindo fazendo com que o ursinho pareça bem real.Esse EVA é encontrado nas lojas especializadas.
Para que a peça fique bem acabada,temos de riscá-la na parte de trás desse Plush.
Os ursinhos ficam lindos como arranjo de porta!


Meias de EVA ou tecido para a porta da sala de aula. Colocar uma para cada aluno com o nome. Podem ser removidas da placa, assim a professora poderá fazer a chamada do dia usando as meias!!!


Que tal decorar a árvore da escola com as fotos dos alunos dentro desses alegres bonecos de neve?


Aula de artes divertida!!! Use o molde das mãos dos alunos para confeccionar este fofo Papai Noel!


Esse boneco de neve foi feito com pratinhos de papelão.
Um dica bem simples e barata para darmos aos nossos alunos no final do ano.
Um dica é pintar os pratinhos com tinta branca. Se fizermos com pratinhos de plástico também ficará legal!


Sabe aquelas sacolinhas de papel? Dá para enfeitá-las usando estas dicas: Forre as sacolas com papel fantasia nas cores indicadas na foto. Depois é só colocar os detalhes. Outra dica é pintar a sacola de vermelho e depois ir colando os detalhes de papel ou EVA. O babadinho da sacola feminina pode ser feito com papel crepom.


Usar EVA, cola glitter alto relevo para dar um efeito mais leve e colocar fitinhas vermelhas para que as peças possam ser penduradas.


Estas estrelas ficam lindas na Árvore de Natal ou mesmo penduradas na porta.
É bem simples de fazer. Pode-se utilizar EVA ou até camurça.


Essa garrafa pet de 500 ml se transformou em um lindo porta doces. Na parte de trás, há um corte para colocar doces, balas, etc.
Uma dica: Antes de pintar, é necessário passar em toda a garrafa a BASE PARA ARTESANATO, encontrada em casas especializadas. Somente depois de seca é que se pode aplicar a tinta. Usar guache se a tinta foi manuseada pela criança.


As estrelas de papel também podem ser penduradas por toda a classe. O bater do vento as fazendo girar dá um visual bem alegre.


Cada criança pode fazer uma estrela para decorar o quadro. Fica uma graça! São atividades que eles adoram! É uma ótima oportunidade para que façam em grupo dividindo o material e trocando idéias



Fonte: http://cybelemeyer.blogspot.com/2007/11/datas-comemorativas-natal.html

0 comentários: