Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

20 de março de 2010

A Páscoa está chegando!!!

E com ela ideias maravilhosas vão aparecendo!!!


Cestinha feita de fundo de garrafa PET - Simples e encantadora!

Sacolinha de juta com enfeites de feltro - Muito delicado!!!

Cachepot de madeira, com palhinha, bombons e coelhinho de feltro - Um arraso!

Coelhinho de toalha - AMEI !!!! Muito útil e diferente de tudo que já vimos!

Espero que vocês tenham gostado!!!


PARA VOCÊ MONTAR !!!

Caixinha de Coelhinho

Dedoche de Coelhinho



Fonte:http://professorafeliz.zip.net/


15 de março de 2010

Projeto sobre os índios




Somente por meio de uma proposta significativa, criativa e instigante, é que podemos desenvolver nos estudantes um olhar crítico acerca dos fatos sociais que nos cercam. É assim que eles têm oportunidade de perceberem que o conhecimento é repleto de significado e que não aparece apenas em livros, mas também em nossas ações cotidianas. Por isso, segue-se abaixo, um exemplo de um mini projeto sobre os índios.

Objetivos:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluri-étnica e pluricultural;
- A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.

Objetivo Proposto nos PCN’S de interesse no presente projeto:
- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

PLANEJAMENTO:
Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.

Sensibilização:
- Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto ( Conhecimentos Prévios ). Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.

Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:
GEOGRAFIA:
- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica.

HISTÓRIA:
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.

LÍNGUA PORTUGUESA:
- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.

ARTES:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar por meio de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar por meio de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.

Questões para debate
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que vocês sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?


Fonte:http://marciliacampos.blogspot.com


Projeto " Dengue"








Música do MosquitoAcróstico da dengue

Trabalhando com álbum:
Cartaz: ciclo de vida do aedes aegypti
Atividades sobre a dengue
Cartaz: principais sintomas da dengue
Livrinho montar a história
Brincadeira sobre a dengue
Modelos de bilhetinhos
dobradura do mosquito, dobradura de aedes, dobradura de mosquito
moldes
modelos de óculos
molde de viseira para trabalhar a dengue
molde do mosquito da dengue!




PROJETO:Placas do cotidiano





PROJETO:Placas do cotidiano



Objetivos
- Conhecer a função da sinalização no dia a dia.
- Levantar hipóteses, confrontar ideias e buscar informações para interpretar símbolos.

Anos
Pré-escola.

Tempo estimado
Três meses.

Material necessário
Material para registro (lápis, canetinha, giz de cera, tesoura e cola), manuais de trânsito etc.

Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a atividade perguntando às crianças sobre as placas e os sinais encontrados em diversos locais. De quais elas se lembram? Onde viram? O que querem dizer? Faça um passeio com elas pela escola com a proposta de observar as sinalizações, pensando sobre o que acham que cada uma quer dizer. Peça que escolham uma para registrar, reproduzindo o desenho e indicando o significado.

2ª etapa
Planeje com a turma um passeio pelo bairro para observar a sinalização. Durante a caminhada, questione os pequenos sobre o significado dos símbolos que encontram. Lembre-se de reservar momentos de paradas para que eles possam fazer registros. Ao voltar para a escola, sugira que os complementem com a ajuda das informações dos colegas e pendure as produções no mural da sala.

3ª etapa
Proponha uma exposição das placas no mural e incentive a organização delas de acordo com o formato e a cor. Explique que essas variáveis são um indicativo da função. Leve material sobre o assunto, com imagens da sinalização com significados e categorização das funções - manuais de trânsito e o site trazem bons exemplos.

4ª etapa
Lance a ideia de a turma criar placas que julguem importantes e necessárias para o bairro e para a escola. Comece levantando regras sugeridas pelas crianças e faça uma distinção entre as ideias divertidas e as de fato funcionais. Sugira que produzam sinalizações para a escola, traçando junto com elas um plano com etapas para a confecção dos sinais. Nesse processo, leve o grupo a conversar com funcionários e outras turmas da escola para colher sugestões de sinalizações úteis ao convívio. Use cartazes para elaborar as placas.

Produto final
Placas de sinalização.

Avaliação
Avalie se as crianças passaram a conhecer um número maior de placas, se sabem seu significado e se evoluíram na compreensão de como elas são feitas, que elementos utilizam e para que servem.




8 de março de 2010

Caixa para CDs




Material:
• Papel micro ondulado
• Lápis
• Tesoura
• Régua

Modo de Fazer:
1-Transcreva o molde para o papel micro ondulado.

2-Corte no risco com a tesoura.

3-Risque os vincos.

4-Marque os vincos com a tesoura.

Dica Não utilize o estilete no papel micro ondulado.
5-Segure o centro da caixa e dobre uma das pontas.

6-Vá dobrando as outras pontas com cuidado e encaixando-as no centro.

7-Depois de todas dobradas arrume a caixa para ficar todos os lados bem encaixados.

8-Peça pronta.


Molde: