Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

30 de agosto de 2011

Música: Notas musicais "vivas"


Notas musicais "vivas"


Apresente o dó-ré-mi com uma divertida brincadeira


Objetivos:
Ouvir e reconhecer as notas musicais e as respectivas sílabas que as formam
Trabalhar a coordenação visiomotora
Brincar com a música

Faixa etária: 4 a 6 anos



nt-size:78%;">Trabalhar a coordenação visiomotora
Brincar com a música

Faixa etária: 4 a 6 anos

Objetivos:
Ouvir e reconhecer as notas musicais e as respectivas sílabas que as formam


Fotos: Shutterstock

Na Educação Infantil, a Música deve ser apresentada às crianças de forma lúdica e divertida, preferencialmente de maneira concreta, para que os pequenos comecem a ouvir e a perceber os sons ao redor deles naturalmente. Confira uma atividade em que as crianças podem reconhecer as notas musicais ao mesmo tempo em que brincam com elas, proposta por Sandra Maria Tedeschi, coordenadora pedagógica da EMEF Arquiteto Vilanova Artigas, de São Paulo (SP), mestre em Educação e professora da disciplina Aprendizagem Motora na FEFISA - Faculdades Integradas de Santo André (SP).

Notas musicais "vivas"

Materiais:
Sete plaquinhas com as notas musicais escritas



1. Resgate o conhecimento das crianças sobre as notas musicais.
2. Entregue sete plaquinhas com as respectivas notas e peça que os alunos organizem a sequência.
3. Oriente-os a pensar sobre a solução do problema, ou seja, colocar uma plaquinha ao lado da outra obedecendo à escala musical, mesmo que saia errada inicialmente. Corrija com eles.
4. Verifique no grupo quem conhece a música dó ré mi fá fá fá, dó ré dó ré ré ré, dó sol fá mi mi mi, dó ré mi fá fá fá e cante com os alunos algumas vezes, até todos saberem de cor.
5. Diga que agora eles vão "tocar" a música com o próprio corpo, como se fossem teclas musicais. Enfileire sete crianças de pé, uma ao lado da outra.
6. Explique que cada criança representa uma nota musical, na sequência: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si.
7. Explique que, enquanto você canta a música, cada criança deve abaixar e levantar rapidamente ao ouvir a sua nota, ou seja, quando você cantar "dó", a criança que representa essa nota deve abaixar e levantar. Se a música repete a nota, o aluno deve repetir o movimento também.
8. Note que nessa música não exista a nota "lá", por isso, reveze as crianças para que todas participem da brincadeira.

Fotos: Shutterstock

Variações:
Peça que todas as crianças cantem com você, para trabalhar a incorporação da sequência de notas na música.
Em vez de se abaixar e se levantar, as crianças podem movimentar as próprias plaquinhas com as respectivas notas musicais.
Se a turma for grande, para que todos participem juntos, faça fileiras com mais de um aluno representando cada nota. Ou seja, todos os alunos da primeira fileira são "dó", os da segunda fileira são "ré" e assim por diante.


Dica de leitura!
O Mundo dos Sons
Por meio de atividades lúdicas e divertidas, o leitor descobre os sons e rumores do próprio corpo, da casa onde mora e da natureza. Depois, vai construindo os conceitos musicais de agudo e grave, rápido e lento, longo e breve, tempo e ritmo, explorando a própria voz e o movimento dos animais. Autora: Carla Magnan e Gabriela Solari Ilustrações: Jenny Capello Preço: R$ 21,00 Onde encontrar: www.escalaeducacional.com.br


Dica esperta!
É mais interessante fazer essa atividade ao ar livre, preferencialmente num dia de sol, para que ao abaixar e levantar, as crianças percebam as diferenças nas suas sombras, o que imita os pistões dos instrumentos de sopro!

Dica esperta!
Você pode trabalhar também a música Dóré- mi-fá-sol-lá-si, gravada pela Eliana, ou outras que mencionem a escala musical.

Fonte:http://revistaguiainfantil.uol.com.br




1 comentários:

cristina disse...

oi adorei seu blog tambem tenho um blog estou no com comecinho fazendo as coisas aos poucos passa la pra dar uma espiada bjus tudo de bom http://atesanatomania.blogspot.com.br/