Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

14 de agosto de 2011

Quem quer ser mágico?

Quem quer ser mágico?


Mostre aos pequenos que existe um artista da ilusão dentro de cada um de nós



Objetivos:
Desenvolver a coordenação e expressão verbal

Desenvolver a coordenação e expressão corporal
Estimular apresentações em público


Fotos e ilustrações: Shutterstock

Não são somente as crianças que se encantam com números de ilusionismo. Todos que assistem são cativados pelo fato de o mágico fazer o que parece impossível. Segundo Paschoal Ammirati, presidente da Associação de Mágicos de São Paulo, o espectador fica maravilhado e com esperança de adivinhar como aquilo acontece diante de seus olhos, mas pondera: "A mágica é sempre baseada em princípios simples".

O fato de a mágica concretizar coisas que parecem impossíveis estimula a criança em situações do dia a dia: "Se a mágica pode acontecer, então a criança assimila que também pode resolver seus pequenos problemas de alguma maneira", comenta o mágico Luis Laurito, da Escola Magicando, de São Paulo (SP).

A coordenadora pedagógica Adriana Orlando Netto Fernandes, do colégio Imaculada Conceição, de Barbacena (MG), acredita que a mágica explora o sonho e a fantasia de quem vê. "É uma manifestação artística que alivia tensões e promove um entretenimento saudável, estimula a imaginação, a sensibilidade, o raciocínio lógico, a criatividade, a atenção e a concentração. Desafia e desenvolve o senso critico e aguça os sentidos", conclui.


O mágico Luis Laurito sugere a atividade a seguir para fazer com as crianças:

Fotos e ilustrações: Shutterstock

Materiais:
1 cordão de tênis (cadarço)
30 cm de fio de solda ou outro arame flexível


Preparação:

1. Passe o arame pelo meio do cadarço, deixando-o oculto, de uma ponta até o meio.

Dica esperta!
É possível saber pelo tato em que ponta está o arame. Se você suspender pela ponta sem arame, o cadarço cairá. Quando fizer a mágica, segure perto do meio e levante a ponta com arame, deixando-a suspensa no ar.

Apresentação:
1. Com as pontas do polegar e indicador esquerdo, segure o meio do cadarço, na vertical, com a ponta de arame para baixo. Com as pontas do polegar e indicador direito, pegue a ponta sem o arame e estique.
2. Solte a ponta e o cadarço cairá. Repita mais uma vez.
3. Depois do passe mágico, inverta a posição, sem que ninguém perceba, para que a ponta com arame fique para cima. Solte a ponta de cima, que permanecerá suspensa no ar. Para terminar, enrole o cadarço e guarde no bolso.

Saiba mais!
Esse número é uma adaptação da versão de uma mágica antiga, em que uma corda ficava suspensa no palco e um garoto subia por ela e desaparecia no alto.


As mágicas abaixo são atividades propostas pelo portal de jogos educativos Smart Kids.


Materiais:
Um pedaço de papel de 12 x 12 cm
Tesoura
Duas moedas de tamanhos ligeiramente diferentes

Apresentação:
Dê a um voluntário o pedaço de papel e a moeda maior. Peça para ele tentar passar a moeda pelo buraco sem rasgar o papel. Quando ele desistir, mostre como se faz.

Preparação:
1. Coloque a moeda menor no centro do pedaço de papel e desenhe um círculo ao redor dela.
2. Com a tesoura, corte o círculo com cuidado para fazer o buraco.

1. Dobre o papel ao meio.
2. Coloque a moeda maior na “bolsa” formada pela moeda dobrada.
3. Levante a folha e faça o movimento de juntar as pontas. Isso aumentará o tamanho do buraco.
4. Continue juntando as extremidades e o buraco ficará grande o suficiente para que a moeda maior passe pela abertura e caia, sem rasgar o papel.



Materiais:
Jaqueta ou camisa com mangas longas
Lenço fino


Preparação:
1.
Dobre o lenço no menor tamanho possível.
2. Empurre as mangas da camisa sutilmente - e só um pouquinho - para que apareçam dobras no cotovelo. Esconda então o lenço bem dobrado numa dessas dobras.

1. Abra suas mãos para mostrar que não existe nada.
2. Enrole as mangas da camisa para mostrar que não existe nada também. Quando enrolar a manga que está escondendo o lenço, use sua habilidade manual e pegue o lenço rapidamente com seu polegar.
3. Ainda com o lenço escondido na palma da mão, esfregue as mãos para abrir o lenço. Então, num passe de mágica, faça o lenço aparecer do nada!

Dica de leitura!
Numeródromo
Esse livro, por meio do lúdico universo circense, nos apresenta os números e seus parentes: os numerais! Brincando com as palavras e com a "alfabetização" matemática, Telma Guimarães propõe uma forma de contar através da mágica, dos malabares e dos animais que povoam esse universo de sonho. Autora: Telma Guimarães Ilustrações: Sami e Bill Preço: R$ 26,90 Onde encontrar: www.larousse.com.br
Aprendiz de Mágico
Uma chave mágica, um armário encantado e uma passagem secreta para o País dos Bonecos. De maneira divertida, este livro ensina a importância dos ordinais no dia a dia das crianças. Autor: Young So Yu Ilustrador: Yeon Jung Kim Editora: Callis Preço: R$ 29,90 Onde encontrar: www.loja.callis.com.br


Saiba mais!
Veja mais sugestões de mágicas no site: www.smartkids.com.br.

Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br




0 comentários: