Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

14 de novembro de 2012

Relatório Escolar



Acompanhamento familiar – Durante todo ano letivo de ........................ a família de .......................... não compareceu a escola para atender as solicitações da supervisão escolar, para tratar de assuntos relacionados aos relatórios dos bimestres.

A assistência precária familiar levou a aluna à reprovação neste ano letivo, pois a mesma:

1. Não assinava os recados da agenda;

2. Não compareceu a escola para atender as solicitações via agenda e via telefone;

3. Até o final deste bimestre não sanou a criança com material escolar, necessitando que a escola assumisse está responsabilidade de adquirir o mínimo de material necessário para que a aluna pudesse desenvolver suas atividades escritas e assim poder continuar desenvolvendo-se nos seus aspectos intelectuais;

4. Não atendeu a solicitação da professora, pedindo que ela fosse encaminhada para fazer um tratamento odontológico, pois semanalmente ficava deitada na sala da supervisão com fortes dores dentarias.

5. A criança está com uma idade avançada para série em questão e seu desenvolvimento corporal não está sendo orientado em casa, ficando para escola a orientação de como organizar o uniforme escolar, uso e utilidade do sutiã e foi esclarecido a mesma o processo de amadurecimento e desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos ( uso de absorvente feminino ou similares na falta deste ).

Trabalho realizado pela escola para o desenvolvimento global da aluna: Seu desenvolvimento intelectual progrediu bastante graças as ações desenvolvidas pela escola como: aboliu no 2º semestre os trabalhos de casa, pois a mesma não os entregava, ficando prejudicada nas notas do 1º semestre. Orientando a criança através de conversas informais e promovendo atendimento individualizado durante todas as atividades realizadas na escola. O bom desempenho que a aluna possui, os resultados positivos que ela vem alcançando se dão exclusivamente na escola, que vem oferecendo a está um reforço dos conteúdos durante as aulas diversificadas.

A escola, através da orientação psicóloga, coordenação, supervisão e com bastante fundamentação teórica, sanou o desejo que a aluna possuía de pegar os objetos alheios. Isso se deu ao processo de elevação de sua auto-estima, que desde os primeiros dias nesta série estava baixa e atuação da escola em oferecer o material escolar básico necessário pela aluna, assim como lanche diariamente.

Nossa escola sempre esteve de portas abertas para acolher a família de ..................... para tirar duvidas, dá e aceitar sugestões sobre nosso trabalho e para juntas,encaminharmos .......................... no rumo correto para que ela possa desenvolver-se em seus aspectos globais e tendo em vista que este é o último encontro dos profissionais que trabalham com .......................... e sua família neste 1º ciclo, coordenação, supervisão e a própria educadora da série em questão ainda está esperando de portas abertas para atender aos pais da criança para juntos avaliarmos a caminhada de ...............

Recuperação paralela deste 4º bimestre: Nas aulas de recuperação, infelizmente ................ não desenvolveu os deveres de casa de reforço nas disciplinas de português, matemática, história, geografia e ciências, ficando por conta da escola a execução das atividades, o outro fator que prejudicou ........................... na aquisição dos conteúdos da recuperação, foi que ela todo dia trazia um caderno diferente um caderno diferente, um dia seus materiais, outro dia do seu primo, ficando as atividades extraviadas, a professora sempre tinha que recomeçar o trabalho da aula anterior.

Aspectos sócio-emocionais e orgânicos: .................. possui um emocional inseguro e para o próximo ano letivo irá precisar continuar sendo acompanhada pela psicóloga.

Formação de hábitos e atitudes: Para o ano de ....................... ela irá necessitar continuar sendo orientada nos aspectos globais e intelectuais que apresentar dificuldades.

Aspectos psicomotores: Está desenvolvendo-se bem neste aspecto.

Aspectos intelectuais/cognitivos: Neste bimestre continuou apresentando certa dificuldade em matemática na área da multiplicação e divisão, para o desenvolvimento destas atividades ela elaborou esquemas para chegar ao resultado das operações. A fixação da tabuada irá ajudá-la a desenvolver com mais precisão as atividades nesta disciplina.

Infelizmente a aluna foi reprovava em português, matemática, história, geografia, ciências e filosofia.

Observações quanto ao desenvolvimento nas disciplinas de:

Produção oral: Possui uma boa oralidade e descreve fatos de forma excelente.

Ditado: Os erros ortográficos estão de acordo com o processo do desenvolvimento normal do 1º ciclo.

Leitura: Analisa textos, inferindo e deduzindo informações a partir de um contexto. Utiliza a linguagem oral com eficácia a sua maturidade.

Produção escrita: Dar significado aos materiais ou informações que lhe foram apresentados, compreendendo de acordo com sua maturidade e traduzindo para suas próprias palavras, generaliza seus conhecimentos.

Ciências, história e geografia: No decorrer das exposições escritas e orais relacionou seus conhecimentos anteriores com as novas aprendizagens, mas infelizmente isso não foi superou tantas falhas de aprendizagem..



Orientação para os pais:



1 . Melhor acompanhamento nas atividades escolares (deveres e trabalhos).

2. Não esquecer o material escolar em casa, pois assim as atividades escolares do dia ficam acumuladas.

3. Nomear um membro da família que possua um tempo disponível para auxiliar a aluna no desenvolvimento dos deveres ou colocá-lo em uma aula de acompanhamento escolar desde as primeiras aulas do 1º bimestre.

4. Manter uma comunicação direta (via agenda ou apresentando-se na escola ) com os professores acerca de qualquer dificuldade detectada pela família que a aluna apresente ou vir na escola pelo menos uma vez por mês para saber do desenvolvimento da criança ou comparecer as reuniões de entrega de boletins, pois a família tem deixado a desejar neste aspecto.

5. Adquirir o material escolar necessário para que a criança possa desenvolver suas atividades escolares.

6. Deixo claro neste relatório que se a família continuar deixando de assinar a agenda ou ajudar a criança a desenvolver suas atividades de casa, poderá prejudicar-se intelectualmente futuramente, pois o acompanhamento e o interesse pelas coisas da criança é que a faz valorizar o que lhe é oferecido. Veja que o nosso interesse pela aluna a faz crescer mesmo que seja em passos lentos, mais, a mesma quer este interesse da parte de sua família, tememos pelo futuro da menina, que mesmo sendo muito esperta e inteligente pode não ter estrutura para compreender este contexto tão confuso. Esclareço que a escola vem oferecendo a aluna todas as condições possíveis para que ela tenha um bom desempenho, do contrário ela estaria sem condições de seguir desde os primeiros bimestres.

A aluna não conseguiu média para ser aprovada, a mesma permanecerá na 2ª série, o que é uma pena pois a aluna tem um bom potencial de aprendizagem, o que falta-lhe é uma estrutura familiar mais comprometida com ele.

Esperamos quem em .................. este compromisso seja uma prioridade familiar.




http://simonehelendrumond.blogspot.com.br





0 comentários: