Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

8 de abril de 2013

PROJETO DIA DO ÍNDIO




    Justificativa:

    Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio     sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.

          Objetivos:

  •            Conhecer um pouco da história dos índios;
  •            Conhecer,analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
  •            Refletir sobre a relação: brancos x índios;
  •            Estimular a comemoração do dia do índio;

               Metodologia:

    Sensibilização:

         Roda de Conversa sobre o tema;
         Cartaz com fotografias dos índios;

    Desenvolvimento:

  •        Capa dos trabalhinhos;
  •        Quebra - cabeça;
  •        Jogo da memória sobre objetos indígenas;
  •        Jogo da Memória sobre as expressões dos índios;
  •        Desenho para pintar;
  •        Atividade elemento que não faz parte da cultura indígena;
  •        Pintar, recortar, e montar uma índia;
  •        Pintar de acordo com a legenda;
  •        Ligue os conjuntos;
  •        Descobrir a palavra;
  •        Confecção de máscaras indígenas;
  •        Confecção de cocar;
  •        Confecção de maquete;
  •        Desenho, recorte e colagem com vários tipos de materiais da cultura indígena;
  •        Apresentação de uma música sobre o dia do índio;






http://amareeducarivanilda.blogspot.com.br

PROJETO DE LEITURA - Monteiro Lobato






"Um país se faz com homens e livros".

Introdução:
Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”. Monteiro Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. 
Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas ás crianças, Monteiro Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos. 
Uma “viagem” pelo mundo, através das páginas de um livro.
Essa é a proposta do Projeto de Leitura, que será realizado ao longo do ano com alunos.

Objetivo: O Projeto de Leitura tem como objetivo familiarizar as crianças com os livros e estimular o hábito e o interesse pela leitura, buscando cativar e atrair os alunos para terem mais intimidade com o mundo da leitura.
Tendo como tema “Sitio do Pica Pau Amarelo” O Universo de Monteiro Lobato.

Justificativa: 
Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo será uma maneira que o CEI, encontrou para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.

Desenvolvimento:
1 - Apresentação do Autor:
Conhecer vida e obra do autor 

2 - Apresentação dos principais personagens e suas características:
- Músicas;
- Filmes;
- Cartazes;
- Dobraduras;
- Confecção de bonecos;
- Culinária

3 -Confecção de um livro gigante:
- Produção coletiva 

4 – Atividades sugeridas:
Histórias narradas pela professora das mais variadas formas, avental, leitura livre, roda de leitura etc.
Confecção de maquete
Jogos – Cd – rom
Visita ao Sítio do Pica Pau Amarelo em Taubaté 
Confecção de livros – receitas e dos personagens
Teatro de fantoche e sombra
Observação do Sítio do Pica Pau Amarelo antigo, primeira versão (DVD) e fotos
Confecção de personagens através de massa de modelar
Construção de uma casinha com caixa de leite para servir de cenário
Exposição de livros

Culminância: Dá se o encerramento do projeto com Primeira Feira do Livro Infantil com participação dos alunos e pais e comunidade.









































http://reginapsicopedagoga.blogspot.com.br